Desenvolvimento da cartilha “Uma Jornada pela ECMO” como ferramenta de humanização e educação continuada para familiares de pacientes submetidos à ECMO pediátrica: fortalecendo o cuidado centrado na família.
Palavras-chave:
ECMO, UTI pediátrica, Humanização, Cuidado Centrado na Família, Educação em Saúde, Cuidados PaliativosResumo
Este artigo destaca a importância do cuidado centrado na família em situações críticas, como o uso da ECMO em pacientes neonatais e pediátricos internados na UTI. Diante do impacto emocional causado pela hospitalização, foi desenvolvida a cartilha lúdica “Uma Jornada pela ECMO”, com linguagem acessível e narrativa sensível, para orientar os familiares sobre a assistência e procedimentos durante a terapia que acabam impactando muito a família psicologicamente por serem extremamente invasivos. A história do elefantinho Otto aproxima os familiares do procedimento, da equipe e do ambiente hospitalar. A metodologia incluiu sua aplicação na UTI Pediátrica Cardiológica do Hospital Sepaco, com acompanhamento da equipe de enfermagem especializada. Os resultados indicaram melhora na compreensão dos familiares, redução da ansiedade, fortalecimento da confiança na equipe e avaliação positiva da internação. A cartilha promoveu maior adesão ao tratamento, facilitou o entendimento de intercorrências e humanizou a experiência da UTI. Conclui-se que ferramentas educativas lúdicas são essenciais para transformar a ECMO em um processo mais acolhedor e compartilhado, reforçando a humanização e o cuidado centrado na família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana paula Noronha da Silva Ana Paula, Ana Paula Noronha da Silva, Ana Paula Noronha da Silva, Ana Paula Noronha da Silva, Ana Paula Noronha da Silva, Ana Paula Noronha da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Los trabajos admitidos para publicación quedan en propiedad de los autores y su reproducción total o parcial está autorizada siempre y cuando se haga referencia a la fuente primaria y no se persigan fines comerciales (Licencia CC Reconocimiento-NoComercial 4.0). La Revista En bomba se reserva el derecho de reproducir (parcial o totalmente) sus publicaciones así reproducir sus contenidos en otros medios o soportes digitales o físicos.