Desenvolvimento da cartilha “Uma Jornada pela ECMO” como ferramenta de humanização e educação continuada para familiares de pacientes submetidos à ECMO pediátrica: fortalecendo o cuidado centrado na família.

Autores

  • Ana paula Noronha da Silva Ana Paula Maria Neide Noronha da Silva e Mário Sebastião da Silva
  • Elyana Reducino Dos Santos Georgiou Vicente Hospital Sepaco, São Paulo. UCI de Cardiología Pediátrica
  • Carolina Ignacio da Silva Hospital Sepaco, São Paulo. UCI de Cardiología Pediátrica
  • Luiz Guilherme Fernandes Lima Ramos Hospital Sepaco, São Paulo. UCI de Cardiología Pediátrica
  • Angela Petrosino Hospital Sepaco, São Paulo.
  • Pedro Paulo Noronha da Silva de Jesus Revisor de Idiomas - Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Sau Paulo

Palavras-chave:

ECMO, UTI pediátrica, Humanização, Cuidado Centrado na Família, Educação em Saúde, Cuidados Paliativos

Resumo

Este artigo destaca a importância do cuidado centrado na família em situações críticas, como o uso da ECMO em pacientes neonatais e pediátricos internados na UTI. Diante do impacto emocional causado pela hospitalização, foi desenvolvida a cartilha lúdica “Uma Jornada pela ECMO”, com linguagem acessível e narrativa sensível, para orientar os familiares sobre a assistência e procedimentos durante a terapia que acabam impactando muito a família psicologicamente por serem extremamente invasivos. A história do elefantinho Otto aproxima os familiares do procedimento, da equipe e do ambiente hospitalar. A metodologia incluiu sua aplicação na UTI Pediátrica Cardiológica do Hospital Sepaco, com acompanhamento da equipe de enfermagem especializada. Os resultados indicaram melhora na compreensão dos familiares, redução da ansiedade, fortalecimento da confiança na equipe e avaliação positiva da internação. A cartilha promoveu maior adesão ao tratamento, facilitou o entendimento de intercorrências e humanizou a experiência da UTI. Conclui-se que ferramentas educativas lúdicas são essenciais para transformar a ECMO em um processo mais acolhedor e compartilhado, reforçando a humanização e o cuidado centrado na família.

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Ana Paula, A. paula N. da S., Georgiou Vicente, E. R. D. S., Ignacio da Silva, C., Fernandes Lima Ramos, L. G., Petrosino, A., & Noronha da Silva de Jesus, P. P. (2025). Desenvolvimento da cartilha “Uma Jornada pela ECMO” como ferramenta de humanização e educação continuada para familiares de pacientes submetidos à ECMO pediátrica: fortalecendo o cuidado centrado na família. Revista En Bomba, 9(1), 9–13. Recuperado de https://revistaenbombaalap.org/index.php/bomba/article/view/207

Edição

Seção

Artículo original