Influencia clínica del uso de dos flujos arteriales y drogas vasoactivas durante la circulación extracorpórea.

Autores/as

  • Matheus Mittmann Hennemann Universidade Estadual de Campinas
  • Élio Barreto de Carvalho Filho
  • Márcio Roberto do Carmo
  • Carlos Fernando Ramos Lavagnoli
  • Elaine Soraya Barbosa de Oliveira
  • Lindemberg da Mota Silveira Filho
  • Pedro Paulo Martins de Oliveira
  • Orlando Petrucci Junior
  • Karlos Alexandre de Sousa Vilarinho

Palabras clave:

circulação extracorpórea; oferta de oxigênio; lactato; vasodilatadores

Resumen

Resumo

Introdução e objetivos

O valor de fluxo de perfusão ideal a ser ofertado ao paciente pela circulação extracorpórea ainda é um tema de discussão entre os perfusionistas. Ademais, o uso de drogas vasoconstritoras ou vasodilatadoras durante o procedimento também constitui um tema discutível. Visto isso, o objetivo desse trabalho foi comparar dois modos distintos de condução da circulação extracorpórea quanto ao impacto clínico, a parâmetros laboratoriais e à qualidade da perfusão realizada.

 

Métodos

A amostra foi constituída de 70 pacientes adultos submetidos à cirurgia cardíaca com uso de circulação extracorpórea pela mesma equipe, no Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas, São Paulo). Foram separados dois grupos: no grupo 1 as perfusões que utilizaram fluxo de 2,4 L/min/m2 e sem uso de vasodilatador; e no grupo 2 as perfusões com fluxo de 2,7 L/min/m2 e com uso de vasodilatador.

 

Resultados

Os grupos apresentaram fluxo médio significativamente diferente e diferença quanto ao uso de nitroprussiato de sódio e isoflurano. Não foi observada diferença significativa quanto ao lactato sérico máximo durante a perfusão e quanto à oferta de oxigênio mínima. O grupo 2 apresentou menor resistência vascular mínima e maior diurese durante a circulação extracorpórea e no pós-operatório imediato.

 

Conclusão

O estudo mostra os dois modos de condução da circulação extracorpórea são seguros, e o uso de fluxo mais elevado associado ao uso drogas com efeito vasodilatador não resulta em alteração na qualidade da perfusão.

Descargas

Publicado

28-06-2019

Cómo citar

Hennemann, M. M., Carvalho Filho, Élio B. de, Carmo, M. R. do, Lavagnoli, C. F. R., Oliveira, E. S. B. de, Silveira Filho, L. da M., Oliveira, P. P. M. de, Petrucci Junior, O., & Vilarinho, K. A. de S. (2019). Influencia clínica del uso de dos flujos arteriales y drogas vasoactivas durante la circulación extracorpórea. Revista En Bomba, 3(1), 13–18. Recuperado a partir de https://revistaenbombaalap.org/index.php/bomba/article/view/33

Número

Sección

Artículo original